É uma especiaria de forte aroma e gosto amargo.
Usada para temperar carnes gordurosas, presuntos, salsichas, anchovas, risotos, molhos de tomate, picles, marinadas, alguns drinks, etc. Nas saladas use folhas jovens e pequenas, pois são mais suaves.
É encontrada em grandes supermercados (fresca ou seca). Falando da fresca, escolha folhas vistosas e evite as murchas e com manchas marrons. Já quanto à seca, prefira as acondicionadas em vidros escuros, que devem ser guardados ao abrigo da luz para evitar a perda do aroma. Verifique o prazo de validade sempre.
Dicas de uso:
Experimente fazer espetos colocando folhas de sálvia entre pedaços de carne ou legumes.
Queijo provolone grelhado na churrasqueira é uma delícia. Corte fatias grossas (1 cm) e coloque-as sobre a grelha por 10 minutos. Vire com frequência até ele chamuscar. Sirva como aperitivo temperado com manjericão, alecrim, sálvia e azeite.
O vinagre aromatizado com sálvia dá um sabor especial as saladas. Coloque dois ramos da erva em um vidro. Em uma panela ferva a quantidade de vinagre para encher o vidro. Coloque o vinagre fervido no recipiente de vidro, tampe bem e guarde-o longe da luz. Espere duas semanas antes de usá-lo.
Dicas do fermento fleischman
Obrigada Juliana!
ResponderExcluirEssa Sálvia da foto está tão bonita...a minha não tá assim não hehehehehe
Bjs