Nova categoria do blog

Faça deste blog a página inicial do seu navegador clicando AQUI
Para entrar em contato conosco ou enviar suas receitas, escreva para: cucinadijuliana@gmail.com
As melhores receitas serão selecionadas e poderão ser gravadas em vídeo com dedicatória à pessoa que nos enviou!

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Doce de banana com creme e suspiro


Ingredientes:

Para o doce de banana:
  • 5 bananas maduras (prata ou nanica)
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 5 colheres de sopa de água quente
Para o creme:
  • 1/2 litro de leite
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 gemas
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 2 colheres de sopa de maizena ou amido de milho
  • 10 gotas de extrato de baunilha
Para o suspiro:
  • 2 claras de ovo
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • raspas da casca de um limão
Modo de preparo: 
Para o doce de banana:
Descasque e corte as bananas em rodelas.
Em uma panela coloque o açúcar e leve ao fogo médio para derreter.Mexa de vez em quando. Quando ele estiver com cor de caramelo (totalmente derretido) e começando a ferver, junte as bananas cortadinhas e deixe cozinhar até ficarem macias (uns 3 ou 4 minutos). Mexa de vez em quando e junte a água para que a calda não fique muito grossa. Desligue o fogo e reserve.

Para o creme:
Em um recipiente, dissolva a maizena no leite e mexa bem com uma colher. 
Leve ao fogo uma panela e coloque a maizena dissolvida no leite, o leite condensado, gemas, manteiga e baunilha. Mexa sempre até o creme engrossar (consistência de mingau). Mantenha fogo médio.
Depois de chegar na consistência certa, desligue o fogo e reserve.

Para o suspiro:
Em uma batedeira, bata as claras até ficarem em ponto de neve (bem durinhas). Depois com a batedeira ligada, vá acrescentando o açúcar aos poucos e as raspas do limão. Depois que estiver tudo batido e o suspiro bem durinho, desligue a batedeira.

Montando o prato:
Em um pirex, espalhe o doce de banana no fundo. Por cima, coloque o creme. Em cima do creme, espalhe o suspiro. Se quiser, com as costas de uma colher forme picos no suspiro (como se fossem montanhas pequenas).
Leve ao forno para o suspiro dourar. Temperatura entre 180 - 220 C
Servir gelado ou ao natural!

Dicas:
Se quiser, ao invés de usar um pirex, você pode colocar em vários recipientes pequenos, montando em cada um as 3 camadas (banana, creme e suspiro). Só que: use recipientes que possam ir ao forno.

Bom Apetite! 
Juliana


15 comentários:

  1. Fiquei com água na boca.

    Carla

    ResponderExcluir
  2. Juliana, adorei seu blog!! Agora meu marido n vai mais falar que a mãe dele cozinha melhor q eu, rs!
    Tenho uma pergunta: qdo eu levo o açucar ao fogo eu preciso ficar mexendo ou deixo lá derretendo sem meixer?
    Obrigada,
    Milena

    ResponderExcluir
  3. Olá Milena,
    Eu sempre mexo o açúcar para não queimar a parte de baixo!!!!
    Beijos
    Juliana

    ResponderExcluir
  4. Oi Juliana!
    Na hora de colocar o doce no "forno" ele tem que estar pré-aquecido?
    Abços
    Celina

    ResponderExcluir
  5. Olá Celina,
    Não precisa pré-aquecer, pois vai para o forno somente para dourar o suspiro. Espero que você goste. Costuma fazer muito sucesso.
    Beijos,
    Juliana.

    ResponderExcluir
  6. Juliana,
    Parabéns pelo seu blog. Fiz essa receita e adorei... péna que meu suspiro virou merengue...
    Bj

    ResponderExcluir
  7. Olá Carla!
    Bem vinda ao blog! Não se preocupe pois é super normal algumas receitas não ficarem perfeitas da primeira vez que fazemos! Esse prato eu também fiz algumas vezes para chegar no ponto que eu queria!
    Beijos
    Juliana

    ResponderExcluir
  8. Olá Juliana!
    Sou do Mato Grosso do Sul, e este doce é um dos doces tradicionais da minha avó paterna, nós o chamamos de Mané Pelado. Sei que em outras regiões o bolo de mandioca é chamado assim.
    Eu adoro este doce.

    ResponderExcluir
  9. Oi Juliana,
    Adorei seu blog!!!! Parabens!!!
    Vou agora mesmo fazer e passo pra dizer o resultado...
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá, juliana, adorei conhecer seu blog...gostaria de saber se tem como substituir o vinho branco...bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi ju!!Olha com o seus videos e receitas eu aprendi muita coisa viu,adoro muito vc só que tenho uma duvida,eu posso fazer a montagem do prato em uma forma de bolo normal??É preciso untar a forma??
    Obrigada bjos!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju!!Adoro o seus videos e sua simpatia,vc é adoravel,suas receitas são incriveis mais eu tenho uma duvida!!Eu posso fazer a montagem do prato em uma forma de bolo normal??É preciso untar ela??
    obrigada beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adrieli,
      Obrigada pela sua mensagem! Pode montar em uma forma sim. Acho sempre legal untar um pouco sim!
      Abs.
      Juliana

      Excluir
  13. Adorei seu Blog, Ju!
    As receitas são tradicionais,com ingredientes conhecidos, sem frescuras e tudo fica delicioso!
    Sempre trabalhei fora e não tinha prática na cozinha, mas agora, meus filhos estão elogiando minha comida.
    Obrigada pelas dicas!!!

    ResponderExcluir
  14. Juliana muito obrigada, fiz a receita do bem casado e foi um sucesso!!! Vc é muito dedicada, ensina muito bem explicado sem esconder o pulo do gato como dizem rsrsrs. Que Deus lhe de bençãos sem medidas.

    Rosana Hora do Rango.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui

Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...