Ingredientes:
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 copo de leite (200 ml)
- 1 colher de sopa de maizena
- pimenta do reino a gosto
- 100 gr de queijo tipo catupiry
- 50 gr de queijo tipo gorgonzola
- 50 gr de queijo tipo roquefort
- 100 gr de queijo tipo parmesão - ralado
- 1/2 lata de creme de leite (pode ser com o soro)
- sal
Dissolver a maizena no leite comum e mexer bem com uma colher.
Levar ao fogo uma panela com a manteiga , esperar derreter e acrescentar o leite com a maizena e ir mexendo até formar um creme (consistência de mingau). Fogo médio.
Em seguida, abaixar o fogo e acrescentar o gorgonzola e ir mexendo para dissolver. Depois, colocar o roquefort e continuar mexendo para dissolvê-lo. Logo após incluir o catupiry e por último o queijo parmesão.
Depois que o molho estiver homogêneo (todos os queijos derretidos), desligue o fogo e coloque a meia lata de creme de leite. Mexa bem.
Corrija o sal se necessário e coloque pimenta do reino se quiser.
Servir quente.
Dicas:
Se achar que o molho ficou muito consistente, acrescente mais leite comum ao final do preparo.
Bom Apetite!
Juliana
Ola Ju.. Será que pode -se usar apenas 1 unico tipo de queijo/ Obrigada.. Se possível, vc poderia publicar a receita de charuto de repolho
ResponderExcluirOlá Ane,
ResponderExcluirPode usar sim, porém aumente a quantidade dele para que o molho fique na mesma consistência. O sabor vai ficar um pouco diferente. Outra opção e você mudar os tipos de queijos (a mussarela é uma opção). Só tome cuidado com o gorgonzola e o roquefort porque eles têm um sabor muito forte!
Quanto ao charuto, vou procurar a receita e publico sim!
Beijos
Ju
Que delicia deve ter ficado. Valeu mesmo pela receita. Com certeza irei fazer essa semana
ResponderExcluireu gostaria de saber se eu posso mudar os queijos gorgonzola e roquefort por outro tipo de queijo, e qual seriam eles ? bjus
ResponderExcluirOi Juliana!
ResponderExcluirComo a receita leva queijo, gostaria de saber como se deve conservar o parmesão depois de usado no ralador. Tenho um ralador como o seu e fico na dúvida de como conservar o queijo (e o ralador) depois do uso, já que o melhor é ralar o queijo na hora de servir.
Beijos
Oi Valéria,
ResponderExcluirNa verdade o correto é depois de usá-lo embalar em papel filme para não ressecar e guardar em geladeira. O ralador deve ser lavado e deixado para secar bem ao ar livre!
Abs.
Juliana
Ola Juliana!
ResponderExcluirSou um chef e estou aqui para te dar algumas dicas, quando voce tiver adicionando o queijo, não deixe o molho ferver(o molho corre um risco alto de "quebrar" e ai fica com aquela famosa aparencia gordurosa!), segundo coloque os queijos do mais duro para o mais "mole" por que os mais duros levam mais tempo para derreter...=D Em restaurantes Italianos e na Italia o molho é adicionado em uma panela com o macarrão para ter uma camada consistente de molho em todo o macarrão.
Agora para quardar o parmesão eu recomendaria guardar na geladeira em um recipiente sem humidade(pois a humidade é o maior inimigo do parmesão), ja os azuis (gorgonzola e roquefort) voce quer um recipiente que permite-os respirar por causa das bacterias(boas) que vivem neles... Espero ter te ajudado e que não leve isto como um insulto
Chef Eric
ps. que tal experimentar um molho mornay na proxima vez(eu acho que este molho que tentou fazer é uma versão bem simplificada de um), não é dificil de fazer e o resultado fica digno a estrela de michelin... se quizer eu te passo a minha receita...