Nova categoria do blog

Faça deste blog a página inicial do seu navegador clicando AQUI
Para entrar em contato conosco ou enviar suas receitas, escreva para: cucinadijuliana@gmail.com
As melhores receitas serão selecionadas e poderão ser gravadas em vídeo com dedicatória à pessoa que nos enviou!

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Bolo Nega Maluca


Agradecimento: Tia Salete
Ingredientes:
  • 2 xícaras de chocolate em pó
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 2 xícaras de açúcar
  • 3 ovos
  • 1 xícara de óleo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 xícara de água fervendo
Cobertura:
  • 4 colheres de sopa de leite
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 4 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 2 colheres de sopa de açúcar
Levar tudo ao fogo em uma panela e mexer até ficar homogêneo.

Modo de preparo do bolo:
Untar uma forma com manteiga e polvilhar com farinha.
Em um recipiente peneirar a farinha, açúcar e chocolate. Juntar os ovos e o óleo e mexer muito bem com uma colher. Depois que estiver tudo bem misturado, acrescentar a água fervendo e mexer novamente com uma colher, até a massa ficar homogênea. Por último acrescentar o fermento em pó e mexer mais uma vez para incorporá-lo.
Colocar a massa na forma untada e enfarinhada e levar ao forno em temperatura entre 180 - 220ºC por aproximadamente 35 minutos ou até o bolo estar assado.
Desenformar ainda quente, furar o bolo com um garfo e derramar a calda sobre ele.


Dicas:
Se quiser, ao invés de usar forma redonda, você pode usar uma forma quadrada. Nesse caso, você nem precisa desenformar, apenas corte o bolo em quadrados e jogue a calda por cima que ela penetrará entre os cortes.


Antes de jogar a calda sobre o bolo, dê mais uma esquentada nela.


Para saber se o bolo está assado, basta furá-lo com um palito de dente. Se o palito sair seco, então o bolo estará pronto.


Se quiser aumentar a calda, dobre os ingredientes dela.

Bom Apetite! 
Juliana



38 comentários:

  1. Ou Juliana,tudo bem?
    Adoro seu blog,acho vc muito didática na forma de ensinar a receita! Entro todos os dias pra ver a receitinha uahauhuhuha! Parabéns!
    Sobre o bolo vou testar esse fds mesmo!
    Ah,se vc conhecer alguma receita de fondue de queijo agradeceria se vc postasse :)
    Beijos,bom fds!

    ResponderExcluir
  2. Olá Natalia,

    Muito Obrigada! Fico muito contente de saber que você está gostando.
    Pode deixar que seu fondue de queijo vai para nossa lista de receitas a gravar!
    Beijos
    Juliana

    ResponderExcluir
  3. Oi Juliana,
    Passei pra dizer que fiz o bolo,ficou uma delícia!
    Fico agradecida pela atenção :)
    Beijos

    Natália

    ResponderExcluir
  4. olá juliana td bem? olha essa receita é realmente maravilhosa eu fiz domingo todos gostaram a minha filha larissa adora ver suas receitas ela se chama larissa e tem três aninhos.Um bj adoro suas receitas

    ResponderExcluir
  5. Oi Leonardo!
    Esse bolo é delicioso mesmo! Que linda sua filhinha gostar dos vídeos!
    Mande uma beijão bem especial para ela!
    Volte sempre ao blog!
    Juliana

    ResponderExcluir
  6. olá,chamo-me Vanessa e sou de portugal, já algum tempo que descubri o teu blog e adorei ;)
    Já fiz imensas receitas que tirei daqui e toda a familia amou.


    Beijinho Juliana e claro Bom Natal*

    ResponderExcluir
  7. olá

    encontrei a sua receita na net e resolvi fazer.

    ficou uma delicia!!!!!!

    ja agora, convido para visitar meu blogue:
    http://smsnartes.blogspot.com/

    smsn.artes

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Obrigada pela mensagem! Já dei uma passada no seu blog! Muito Bom!
    Bjs.
    Juliana

    ResponderExcluir
  9. Oi Juliana, fiz o seu bolo, como vc explica. Ficou Maravilhoso e não durou nem um dia lá m casa!!! Parabéns pela receita. Beijos

    ResponderExcluir
  10. Posso substituir o chocolate por achocolatado?
    Um abraço

    ResponderExcluir
  11. Inalda,
    O achocolatado é doce e pode alterar o sabor do bolo. É melhor usar o chocolate em pó que é amargo.
    Abs.
    Juliana

    ResponderExcluir
  12. posso usar achocolato no bolo nega maluca

    ResponderExcluir
  13. Rosaycela,
    O achocolatado é doce e pode alterar o sabor do bolo. É melhor usar o chocolate em pó que é amargo.
    Abs.
    Juliana

    ResponderExcluir
  14. Meu bolo preferido é o nega maluca,fiz e adorei obrigada já esta no meu caderninho de receitas.

    ResponderExcluir
  15. Qual chocolate em pó você usa?

    ResponderExcluir
  16. Olá Ana,
    Uso o da Nestlé!
    Abs.
    Juliana

    ResponderExcluir
  17. juliana tenho 10 anos fiz a sua nega maluca e ficou uma delicia mas coloquei uma colher de sopa de bicarbonato e uma colher de cha de essencia de baunilha e ficou uma delicia por causa do bicarbonato que ficou se desmanchando.

    ResponderExcluir
  18. Olá Marina,
    Parabéns! Culinária é isso mesmo...arriscar, inventar, enfim, vc tem tudo para se tornar uma chef!!! Da próxima vez, mande a foto da receita para o email do blog, que coloco na home!
    Bjs.
    Juliana

    ResponderExcluir
  19. olá Juliana!
    tenho 13 anos, e adoro fazer suas receitas...
    Já fiz as panquecas americanas,os bolinhos de chuva e agora o bolo nega maluca, todos uma delicia...
    Mas eu queria saber qual foi a primeira receita postada e qual é a sua preferida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      A primeira receita que eu postei foi um bolo de milho e a receita que mais gosto....acho que todas...rsrsrs, de preferência as doces!
      Abs.
      Juliana

      Excluir
  20. Olá Juliana,

    Deixei hoje um comentário na receita do bolo branco majestoso, mas ele não apareceu...será que vc consegue vizualizar? Pois tem duas perguntinhas lá.

    Enfim, estou adorando seu blog e as receitas, vc explica tudo muito bem. Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sheila,
      Já respondi no posto do Bolo Branco.
      Abs.
      Juliana

      Excluir
  21. fiz o bolo ju, mas ele abaixou depois de um tempo e ficou meio mole por dentro, será que foi muito açucar?
    A receita é otima, ficou saboroso, mas nao bonito e apresentavel!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos na seção "Dicas de Culinária" um post sobre bolos. Dê uma olhada lá e veja se tem alguma dica que possa ajudar!
      Abs.
      Juliana

      Excluir
    2. eu nao sei,mais acho que é por que ela usa açucar refinado, e na receita do video ela nao diz qual tipo de açucar ke é ..

      Excluir
  22. OLÁ JULIANA...meu nome e tamara...vi seu video no youtube..adorei seu blog....parabéns

    ResponderExcluir
  23. Oláa Juliana meu nome é Eliane fiz esse bolo 4 vezes e as 4 vezes ele crescia e depois desmanchava,a outra vez ele até queimou mais nao cozinhou de jeito nenhum só em cimna e ficou chocho,não da pra entender sigo direitinho... porém acho ke é por causa do açucar refinado .. na receita vc nao diz que tipo de açucar ,entao sempre usava a açucar normal.. ai vendo hj os comentarios eu vi ke vc respo uma pessoa dizendo ke usava açucar refinado.. gostaria ke me respondesse se seria por isso,pq sigo tudo certinho,mais ele desmancha todo e nao cozinha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliane,
      O açúcar é o refinado mesmo. Quando uso um açúcar diferente na receita, como o de confeiteiro, por exemplo, sempre aviso. Dê também uma passada na seção de dicas de culinária, lá tem um post só sobre bolos, que talvez possa te ajudar!
      Bjs.
      Juliana

      Excluir
  24. Oláa ju.. meu bolo nao ta dando certo,será que é por que eu coloquei açucar normal?nao sabia que era com açuucar refinada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      O açúcar é o refinado mesmo, o que usamos no dia a dia. Quando for um tipo de açúcar diferente eu sempre aviso na receita!
      Abs.
      Juliana

      Excluir
  25. oi juliana eu amo seu receitas em videos, é bom que eu vou aprendendo. eu queria saber qual cidade vooc mora? sou muito curiosa!bjs

    ResponderExcluir
  26. Ola fiz o bolo derramou tudooooo :x
    queria saber o tamanho da assadeira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla,
      Minha forma, tem uns 25 cm de diâmetro! Quando encher uma forma com massa de bolo, é sempre bom nunca passar da metade!
      Abs.
      Juliana

      Excluir
  27. Oi juliana :)
    Fiz o bolo, assei por 35 minutos à 180 graus, mas ficou crua, pq grudou a massa no palitinho qnd fiz o teste.
    Vc sabe exatamente quantos grau eu deveria assar?

    aguardo resposta :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a temperatura é essa mesmo. Você preaqueceu o forno por 10 minutos antes? De qualquer forma, dependendo da potência de cada forno, uns tem que ficar mais tempo e outros menos!
      Abs. Juliana

      Excluir
  28. Bom dia Juliana,
    Gostei da receita,mas posso cortar o bolo ao meio pra rechear?Não vai quebrar?Porque todo bolo de chocolate que faço aoortar ao meio ele quebra todo?Vc pode me orientar?
    Agradeço!! Abçs
    Carmem

    ResponderExcluir
  29. Olá Carmem,
    Pode rechear sim. Quando for cortar um bolo para rechear, recomendo esperar ele esfriar bem e só depois cortar. Ao sair do forno o bolo fica muito macio e isso ajuda a quebrar! Abs. Juliana

    ResponderExcluir
  30. Amei seu blog Ju...fiz o bolo nega maluca ficou ótimooooo...obrigada pelas receitinhas...abraços! Adriana

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui

Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...