Nova categoria do blog

Faça deste blog a página inicial do seu navegador clicando AQUI
Para entrar em contato conosco ou enviar suas receitas, escreva para: cucinadijuliana@gmail.com
As melhores receitas serão selecionadas e poderão ser gravadas em vídeo com dedicatória à pessoa que nos enviou!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Receita de Esfiha de Carne

Ingredientes:

Para a massa:

  • 1/2 Kg de farinha de trigo
  • 250 ml de leite morno
  • 1/2 xícara de chá de óleo
  • 2 tabletes de fermento biológico
  • sal a gosto
Para o recheio:
  • 1/2 kg de carne carne moída crua (coxão mole, patinho, etc)
  • suco de 1 limão
  • pimenta do reino e sal a gosto
  • 2 tomates sem sementes picados
  • 1 cebola picada
  • sal e pimenta do reino a gosto
Modo de Preparo:
Para a massa, dissolva o fermento no leite mexendo bem para que fiquem bem incorporados. Em seguida, em uma tigela, misture a farinha, o fermento dissolvido no leite, o óleo e coloque sal a gosto. Comece misturando com uma colher e depois use suas mãos, sovando a massa até  ficar macia e uniforme. Deixe-a descansar dentro da tigela coberta com um pano úmido por uns 40 minutos (a massa precisa crescer).

Para o recheio, apenas misture todos os ingredientes e deixe na geladeira por uns 15 minutinhos para pegar bem o gosto.

Montando as esfihas:
Em uma superfície limpa, jogue um pouco de farinha e pegue um pouco da massa. Abra-a um pouco com as mãos e depois use um rolo. Não deixe fina demais. Corte a massa usando um molde ou a borda de um copo. Dentro do disco cortado, acrescente um pouco de recheio e feche formando um triângulo (conforme o vídeo). Você pode fazer a esfiha aberta, simplesmente colocando o recheio no disco e espalhando com uma colher, nesse caso não precisa fechar, apenas de uma levantada nas bordas para segurar bem o recheio.
Não coloque recheio demais pois a massa cresce no forno e sua esfiha pode rasgar.
Depois de prontas, acomode-as em uma forma enfarinhada. Pincele as esfihas com gema de ovo para que fiquem douradas.
Leve ao forno médio, temperatura entre 180º-220ºC até corarem. Sirva.

Bom Apetite! 
Juliana


Tempo de Preparo: 1h 40 minutos mais ou menos
Grau de Dificuldade: Difícil


38 comentários:

  1. como que eu faço quando for esfiha de frango ?
    by:Camila

    ResponderExcluir
  2. eu queria aprende a fazer Croissant podes me ensinar?
    by:Camila

    ResponderExcluir
  3. Achei bem interessante seu blog , podias botar mais receitas , pra mim tentar fazer ..
    Obrigado
    by:Camila

    ResponderExcluir
  4. Oi Camila,
    Quanto às esfihas de frango, preciso achar um recheio próprio e depois coloco no blog.
    Quanto à receita de croissant, também vou procurar. Tenho alguns pedidos na frente, mas vou deixar os seus anotados, ok?
    Beijos
    Juliana

    ResponderExcluir
  5. Muito bom Camila ja havia assistido aos videos dai te achei nos blogs,adoro suas explicacoes tao jovem ainda e arrasando,eu foi ao contrario ja gostava da culinaria mais so fui aprender depois de velha,rsrsr,nao tanto mais nunca e tarde p/nada estou amando porque aprendo tudo pela net e nao e que da certo?Adorei essas esfirras meu marido e japones mesmo e me pediu que fizesse vou tentar e te aviso daqui do Japao um beijao!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Ola' Juliana! Acabei de fazer essa receita! Ficou uma deliiiiiciiiia!!! Achei que eu nao ia dar conta principalmente por causa do fermento mas achei um aqui com instrucoes certinhas. Deu pra fazer quase trinta porcoes e como e' muito so' pra mim ja' vi como congelar. Ai... o que nao fazemos por um pedacinho do Brasil, nao? Eu ate' fiquei emocionada, acredita! Valeu!

    ResponderExcluir
  7. Juliana que delicia fiz e adorei coloca agora a de frango.

    ResponderExcluir
  8. Juuuu!!!! Já passando pra dizer q AMEI seu blog... e eu, q antes mal sabia o q era uma colher de chá, hoje to bem mais confiante pra enveredar no mundo da cozinha... a Torta de Maçã foi um sucesso aqui e no trabalho.... meu próximo passo é tentar essa esfiha....
    Uma dúdiva... tem como o fundo da esfiha não ficar todo esbranquiçado de farinha??

    ResponderExcluir
  9. Olá Álvaro,
    Obrigada pela sua mensagem! Quanto à farinha, não há muito o que fazer. Tente, após assadas, passar um pincelzinho de culinária embaixo para limpar um pouco.
    Abs.
    Juliana

    ResponderExcluir
  10. oi Juliana, adorei suas receitas...
    aprendi muito com você.
    continue assim com essas mãos abençoandas que Deus te deu.
    bjusss...

    Suelen

    ResponderExcluir
  11. oi juliana, gostaria de saber como faz pra congelar. bjos brigada .Alline( EUA)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline,
      Não tenho muito conhecimento sobre técnicas de congelamento.
      Abs.
      Juliana

      Excluir
    2. A minha mãe congelava e eu faço como ela e da certo.Vc deve pre-assar,levar ao congelador em um tabuleiro esperar que fiquem duros;tirar do tabuleiro e colocar em sacos de congelação.Quando for assar tirar para descongelar uns 30 minutos antes colocados ja em um tabuleiro.Espero ser de ajuda.

      Excluir
  12. OLA JULIANA. FIZ ONTEM SUA RECEITA DE ESFIHA. FICOU MARAVILHOSA E PERFEITA. NA VERDADE EU JA TINHA ESSA RECEITA, SÓ QUE PERDI TUDO QUE TINHA EM MEU HD E POR FIM TBM MEU LIVRO DE RECEITAS. MAS VC ESTÁ DE PARABENS. SUAS RECEITAS SÃO MUITO PRÁTICASSSS.... SENSACIONAL. GOSTARIA QUE COLOCASSE RECEITA DE EMPADINHAS TBEM..GDE ABÇ...

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Obrigada pela sua mensagem. Pode deixar que vou colocar alguma receita de empadinha!
    Abs.
    Juliana

    ResponderExcluir
  14. oi,Juliana!parece uma pergunta besta,mas poderia me ajudar a esclarecer sobre este suco de limão que vai na carne?tipo, eu acrescento água e mais o limao ou é apenas espremer o limão na carne e vcs chamam de suco de limao?outra dúvida, eu tenho fermento biologico daquele em pozinho.faço do mesmo jeito ou nao?
    aguardo seu esclarecimento para fazer ainda hoje esta receita.obrigada juli!!

    ResponderExcluir
  15. Olá Aline,
    Nenhuma pergunta é besta..rsrsrs.
    O suco de limão, nesse caso, é só espremer o limão diretamente sobre a carne. Em relação ao fermento, oque vc tem é o seco. Ele pode ser usado sim, só não sei te dizer o equivalente à quantidade do biológico, usado nessa receita. Dependendo da marca, 1 saquinho de fermento seco equivale a 3 tabletes do fresco. No site das marcas deve ter a equivalência.
    Abs.
    Juliana

    ResponderExcluir
  16. Olá Juliana!
    Gostaria de saber em gramas a quantidade de fermento biológico fresco.

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Cada tablete tem 15 gramas.
    Abs.
    Juliana

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pelo seu trabalho Juliana, estou me empolgando e querendo fazer tudo do blog. Obrigada pelos vídeos, esta me ajudando muito!
    Deus te abençoe.
    Larissa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Larissa! Abs. Juliana

      Excluir
    2. Ju essa receita não vai ovo na massa?

      Vou fazer no feriadão de amanha..

      espero q de certo e que o pessoal me elogie rs

      bju

      Excluir
    3. Olá Camila,
      Não vai ovo mesmo!!!
      Bjs.
      Juliana

      Excluir
  19. Juliana, quanto tempo mais ou menos as esfirras ficam no forno
    Aguardo resposta
    Bjs
    Matheus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Matheus,
      Isso vai depender muito da potência do seu forno, o ponto é ver a coloração das esfirras. Se estiverem douradas em cima e embaixo é porque estão prontas.
      Abs.
      Juliana

      Excluir
  20. muito obrigado pelas receitas, meus filhos adoram todo dia pedem pra fazer mais.

    ResponderExcluir
  21. Oi Juliana parabéns pelo blog
    tem me ajudado muito
    todas as receitas que fiz ficaram
    deliciosas.

    ResponderExcluir
  22. Juliana eu fiz a sfiha e ficou muito macia a massa é assim mesmo? fiquei com medo de colocar mais farinha e fiz tmbm o enroladinho de salsicha esse ficou otimo Obrigado!!!!!!

    ResponderExcluir
  23. OI Jú amei a receita... só queria ter visto como ficou a carne da esfiha fechada por dentro....fiquei curiosa agora vou ter que fazer de qualquer jeito.bj!!!

    ResponderExcluir
  24. Olá Juliana PARABÉNS pela receita, eu fiz ontem e deu tudo certo na primeira tentativa rsrsrs e já vou fazer de novo muito bom mesmo essa Esfiha de carne que fica com a carne em forma de bolo dentro que é muito difícil de encontrar,só encontra a com carne refogada que fica tudo solta. Mais uma vez Parabéns pela receita e pelo site muito bom abraços.

    ResponderExcluir
  25. Oi Juliana!! Descobri seu blog a poucos dias e estou adorando!! Essa receita dá pra ser utilizada como massa de pizza??????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Janayna,
      Honestamente nunca usei. De qualquer forma, temos a receita própria de massa de pizza aqui no blog!
      Abs.
      Juliana

      Excluir
  26. se usar fubá pra polvilhar a mesa, vai ficar parecida com aquela do habibs ;)

    ResponderExcluir
  27. tem algum recheio de queijo ?

    ResponderExcluir
  28. Seu blog é fantástico, amoooo!!!!

    ResponderExcluir
  29. Juliana vc deveria estar na tv, suas receitas são maravilhosas, salvam a vida de qualquer cristão!

    ResponderExcluir
  30. JULIANA COMO VC É TÃO MAGRINHA, FAZENDO ESTAS COMIDAS MARAVILHOSAS PODERIA FAZER UM DVD EU COMPRO BJS SUA FÃ

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui

Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...