Não se assustem com o nome francês. Banalizando bem (desculpas à quem o inventou) é apenas um misto quente muito chique. Porém, é DELICIOSO! Vale a pena fazer e se acabar nesse sanduiche! Difícil não gostar, viu!
Ingredientes:
Para o molho Branco:
- 1 colher de sopa de manteiga / margarina
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
- leite (até dar o ponto de um creme grosso)
- sal, pimenta do reino e noz-moscada a gosto
- cogumelos (tipo Shitake) a gosto picado
- 1 cebola picada
- 1 colher de sopa de margarina
- 1 colher de sopa de azeite
Sanduiche:
- fatias de pão de forma (use a marca e tipo da sua preferência)
- fatias de presunto
- fatias de queijo tipo gruyére (300 gramas)
- um punhado queijo gruyére ralado (passe no processador)
Cogumelos:
Em uma frigideira derreta 1 colher de sopa de manteiga juntamente com a colher de sopa de azeite. Acrescente a cebola picada e o shitake. Refogue bem até começar a ficar dourado. Desligue e reserve.
Para o molho branco:
Em uma panela, derreta a colher de sopa de manteiga. Após acrescente a colher de sopa de farinha de trigo, mexendo bem. Nesse momento você vai ter uma bolinha de massa. Vá acrescentando o leite aos pouco e mexendo. Só acrescente mais leite depois que a primeira quantidade que você colocou tiver sido completamente absorvida pela massa formada. Conforme você for colocando o leite vai perceber que a consistência vai mudando. Primeiro vai ficar como um purê bem grosso e quanto mais leite você colocar, mais fino o creme vai ficando, por isso CUIDADO! Não queremos um creme fino, senão seu sanduiche vai "nadar". O ponto desejado é de uma creme mais para o grosso, como um purê.
Quando chegar nesse ponto. Acrescente sal, pimenta e a noz moscada a gosto. Acrescente a cebola refogada com o cogumelo. Misture.Desligue e reserve.
Para o sanduiche:
Pegue duas fatias do pão do forma e passe manteiga ou margarina em um dos lados de cada fatia. Leve para tostar em uma frigideira ou chapa dos dois lados.
Montando:
Do lado que você passou a manteiga, espalhe um pouco do creme branco com cogumelos. Coloque fatias de presunto e do queijo gruyére. Feche o sanduiche, porém, com a parte da manteiga também para cima. Passe mais um pouco de creme e finalize jogando o queijo gruyére ralado. Leve ao forno (preaquecido) até o queijo derreter e dar uma gratinada. Sirva!
Bom Apetite!
Juliana
Rendimento: 4 sanduiches
Grau de Dificuldade: Fácil
o original é sem cogumelo
ResponderExcluirOlá Juliana, tudo bom?!
ResponderExcluirConheci o seu blog recentemente, já virei fã e já experimentei algumas receitas...
O melhor delas é que são fáceis, normalmente feitas com ingredientes usuais, mas sinto falta de receitas light, vegetarianas, naturebas mesmo, rs... Bom é isso, gostaria de ver receitas na mesma linha de facilidade, só que natureba. Seria possível?
Parabéns pelo estupendo blog!
Abraços, Di Amorim! ':oD
oi Juliana, tudo bem!! meu nome é Antonio Luis, sou do Maranhão, adorei seu blogger, você estar de parabens!!, eu gostaria de saber se posso substituir o cogumelo por outra coisa, por que na minha cidade não tem cogumelo,e tambem se o queijo gruyére, pode ser subtituido pelo parmesão, espero uma resposta, abraços!!!
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirO cogumelo não é obrigatório no molho. Ele foi colocado apenas para dar um charme e uma crocância a mais. Quanto ao queijo, você pode substituir por outro, porém, a receita original é com o gruyére mesmo! O parmesão tem uma consistência diferente ao derreter, por isso não sei se ficará bom. Caso tente e fique bom, mande a dica p/ gente!
Bjs.
Juliana
Olá Di Amorim,
ResponderExcluirVou procurar algumas receitas mais leves ok?
Obrigada pela mensagem!
Abs.
Juliana
A receita original é sem cogumelo, por isso disse que esse ingrediente é dispensável!
ResponderExcluirAbs.
Juliana
Olá Juliana, parabéns pelo blog. Visite o meu também http://tecendoossabores.blogspot.com/
ResponderExcluirA não receita leve e light é horrível.
ResponderExcluirReceita natureba é ruim de mais.... pelo amor....
ResponderExcluirDelícia!
ResponderExcluir