Ingredientes:
- 1 xícara de feijão (preto ou marrom)
- 1 cebola picadinha
- 4 dentes de alho picados
- 1 folha de louro (dispensável)
- 1 linguiça calabresa picada sem a pele (dispensável)
- 50 gr de bacon picado (dispensável)
- Azeite
- sal
Coloque o feijão sobre uma mesa e retire aqueles que não estão com boa aparência (quebrados ou mais escuros). Depois passe-os para uma peneira e dê uma boa lavada em água corrente.
Coloque então os feijões em uma panela de pressão e acrescente água (3 dedos acima do feijão). Inclua nesse momento a folha de louro.
Tampe a panela e leve ao fogo alto até começar a pressão (a válvula irá começar a apitar e girar). Nesse momento, abaixe o fogo e conte 35 minutos.
Desligue o fogo e espere a panela esfriar para abrir (ou seja: que ela não tenha mais pressão).
Ao abrir a panela, veja se a quantidade de água ficou suficiente para dar caldo e experimente o feijão para saber se já está molinho. Retire a folha de louro. Volte a ligar o fogo (médio -baixo), porém com a panela destampada.
Caso tenha ficado pouca água e o feijão ainda esteja um pouco durinho, acrescente mais água e deixe ferver , agora sem a pressão, ou seja, com a panela destampada
À parte em uma frigideira, coloque um fio de azeite e acrescente a cebola e o alho. Deixe que dourem um pouco. Acrescente então o bacon e a linguiça e frite bem.
Retire com uma escumadeira alguns grãos do feijão que está sendo cozido e coloque sobre um prato. Amasse bem com um garfo até virar uma pasta. Coloque essa pasta na frigideira junto com o bacon, linguiça alho e cebola. MIsture bem.
Jogue essa "papa" no feijão e mexa. È ele que vai encorpar o caldo. Nesse momento acrescente sal à gosto.
Deixe o feijão ferver mais um pouco até que fique com o caldo na consistência que você quer (pelo menos uns 10 minutos).
Se mesmo assim, ainda achar que está ralo, com a própria escumadeira dê mais uma amassada em alguns grãos dentro da própria panela.
Dicas:
Use água filtrada.
Se quiser, antes de cozinhar, deixe seu feijão de molho em uma bacia com água por aproximadamente 3 horas. Isso fará com que ele fique macio mais rápido.
Algumas pessoas gostam de acrescentar paio (linguiça) no feijão. Nesse caso, coloque o paio para cozinhar junto com o feijão na pressão, mas não retire sua pele pois ele poderá se desmanchar.
Você não precisa usar a pressão para cozinhar o feijão. Se quiser use uma panela convencional. A única diferença é que vai levar mais tempo cozinhando até que o feijão fique molinho.
Se depois de frio o feijão encorpar e ficar grosso (sem caldo), não se apavore. Acrescente mais água.
O bacon solta muita gordura. Se quiser, antes de colocá-lo na frigideira leve-o ao microondas por alguns segundos para soltar um pouco dessa gordura.
Bom Apetite!
Juliana
ate que enfim aprendi a fazer feijao! muito obrigadaa
ResponderExcluirMais uma vez mim salvado na cozinha, ja faz 2 anos que eu nao como feijao, meu primeiro feijao deu certo obrigado
ResponderExcluirquando eu deixo o feijão de molho,qual o tempo de cozimento? Obrigada!
ResponderExcluirnossa...amei seu feijão, fiz um e não ficou assim tão legal.Obg pelas dicas.
ResponderExcluirJuliana, sou novo em seu blog e venho para lhe dar os parabéns pelo formato, e a forma de explicação sobre as receitas, fiz o feijão e ficou otimo....maravilhoso.....obrigado.
ResponderExcluirjulianaminha mae nao tira os feijoes ruims ela deixa eles de molho em uma bacia os feijoes ruims sobem e os bon fica em baIXO BJS
ResponderExcluirJUNIOR
Juliana, como você colocou uma xícara de feijão, rende para quantas pessoas?
ResponderExcluirBjs!!!
Olá Natalia,
ResponderExcluirRende para até 4 pessoas.
Abs.
Juliana
Juliana, obrigada.
ResponderExcluirVou fazer esse feijão para o meu filho neste domingo.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir