Nova categoria do blog

Faça deste blog a página inicial do seu navegador clicando AQUI
Para entrar em contato conosco ou enviar suas receitas, escreva para: cucinadijuliana@gmail.com
As melhores receitas serão selecionadas e poderão ser gravadas em vídeo com dedicatória à pessoa que nos enviou!

sábado, 1 de maio de 2010

Receita de Massa de Pastel



Agradecimentos especiais: Salete, Marlene (mãe) e Wanda
Ingredientes:
  • 2 copos de farinha de trigo (400 ml)
  • 2 colheres de sopa de pinga (ou vodka)
  • 1 pitada de açúcar
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 xícara de água morna
Modo de preparo:

Em uma travessa ou superfície limpa, colocar a farinha e abrir um buraco no meio dela. Acrescentar nesse meio: o óleo, o açúcar, a pinga e o sal. MIsturar tudo junto com a farinha.
Ir acrescentando a água morna aos poucos e mexendo a massa com as mãos. Coloque água até que a massa não grude mais. Ela tem que ficar mais seca do que úmida.
Se precisar, acrescente mais farinha até achar o ponto!
Depois disso, sove a massa, ou seja, bata, amasse até que ela fique homogênea e bem lisinha.
Deixe descansar por uma meia hora em uma travessa. Coloque um pano úmido por cima.


Abrindo a massa:


Coloque um pouco de farinha sobre a mesa e pegue um pedaço da massa. Abra um pouco com as mãos para ela ganhar tamanho. Jogue mais um pouco de farinha por cima. Passe então o rolo de macarrão e vá abrindo até que ela fique fina.
Depois disso, corte os pastéis no formato que você quiser, recheie e feche usando um garfo.
É só fritar!


Dicas:


Ao invés de usar o rolo de macarrão, você pode usar aquelas máquinas de abrir massa. É um pouco mais fácil.


Bom Apetite!
Juliana

53 comentários:

  1. Parabens pelo blog Juliana
    tem receitas maravilhosas

    ResponderExcluir
  2. Juliana, gostei muito das receitas, o blog é muito interessante. Parabéns. Uma dica: se voce passar clara de ovo no pastel antes de fritar ele vai ficar igual ao do Mc Donald. Sonia, cunhada da Salete.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, muiiiiiiiiiiito obrigada mesmo, to indo no mercado comprar os ingredientes :) e vc está certa, não tem pinga por aqui, vou usar a vodka. Meu marido vai amar, ele adora essa pastel do Mac. E eu vou poder fazer todo tipo de pastel agora, tava sentindo falta! Bjs
    Viviane

    ResponderExcluir
  4. Que bom que você gostou Viviane!!!
    Quando precisar de mais alguma coisa nos avise!
    Beijos
    Juliana

    ResponderExcluir
  5. vou tentar faze ju,,parece muito facil,mora na espanha e faiz muito tempo que nao como pastel,,o bom é que aqui tem pinga beijinhos,,vou faze agora um pastelzinho quente...

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Ontem fiz pastel aqui em casa..... Na verdade estou morando fora do Brasil e não existe pastel aqui. Fiz e o pessoal amou. Ficou igualzinho.... Me senti no Brasillll...... Beijos
    Anna

    ResponderExcluir
  7. Ola,

    valeu pela receita, as minhas massas de pastel sempre dao erradas... vou testar essa e ver o q q da :)

    se tiver um tempo, passe no meu blog

    gourmetglutao.blogspot.com

    la tb compartilho minhas receitas, dicas etc.

    abraços

    CH

    ResponderExcluir
  8. Oi Julianaa.. estou no japao, sou sua seguidora, nossa que Receitaaa Boaa
    para gente que esta no exterior, é dificil encontrar, mais hoje em dias tem ums mercadinhos, de produtos exportados brasileiros, mais acaba saindo muito Caroo. e poder fazer em casa, é maravilhoso, Rende, gasta menos ..e comemos Mais !! rsrs
    parabéns mesmo ..sempre de parabéns ..com suas receitas

    ResponderExcluir
  9. Olá aí no Japão!
    Que bom que gostou da receita! É muito legal saber que estou ajudando tão longe!
    Um grande abraço
    Juliana

    ResponderExcluir
  10. Ola Juliana,

    Fiz a massa e armazenei sob refrigeração, após 30 dias ela apresentou umas pintinhas escuras o que pode ser?
    Abraço

    Daniel

    ResponderExcluir
  11. Olá Daniel,
    Isso com certeza é bolor, ou seja, a massa não deve mais ser usada!!!
    Abs.
    Juliana

    ResponderExcluir
  12. Oi Juliana!
    Como varios leitores do seu blog também moro no exterior e morro de vontade de comer essas delicias que so encontramos no Brasil. Certamente farei essa massa de pastel so gostaria de saber quantas unidades ela rende.
    Obrigada e parabéns pelo blog que é um sucesso!
    Bjs de Viena!
    Patricia

    ResponderExcluir
  13. Olá Patricia,
    Vai depender do tamanho do pastel que você fizer!
    Abs.
    Juliana

    ResponderExcluir
  14. oi Juliana sou o Diego nunca fiz pastel na minha vida,moro no Reino unido estava com muita vontade de comer pastel,mas a pinga aqui e preço de ouro,pesquisando na net encontrei a sua receita com vodka vou agora mesmo buscar um litrão. depois vou postar aqui o resultado,grande abraçooo...

    ResponderExcluir
  15. Oi Juliana ,fiz sua receita e como eu imaginava ,vou aposentar todas as outras que tenho .Postei la no meu blog com os meritos seu e claro ,bjs

    ResponderExcluir
  16. ola juliana sou nanda eu gostaria de tirar uma duvida eu quero fazer essa receita porque moro na italia e to saudade desse pastel mas queria saber se nao precisa colocar ovo e porque outras coloca , qual ea diferença!! grazie mille

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Faça a receita exatamente como está escrita que não tem erro. Quanto ao ovo, honestamente, não sei que diferença faria!
    Bjs.
    Juliana

    ResponderExcluir
  18. Que delícia Juliana posso guardar a massa na geladeira com os pastéis já pronto ou só a massa e por quantos dias na geladeira.Posso fazer sem a pinga.

    ResponderExcluir
  19. Olá Bruna,
    Deixar o pastel pronto na geladeira pode melar. Acho melhor deixar só a massa e rechear na hora. Quanto ao número de dias, eu não passaria de dois. Fique de olho na cor e consistência da massa. Se mudar, é melhor não usar. Quanto à pinga, você pode substituir pode vodka.
    Bjs.
    Juliana

    ResponderExcluir
  20. Oi Juliana ficou delicioso obrigada não tinha pinga usei a vodka.

    ResponderExcluir
  21. Bom dia juliana meu nome é Natalia moro na frança e adorei esta receita vc ta de parabens a minha duvida é se eu posso fazer a massa num dia e rechear e fritar no outro dia eu posso? bjuxx e obrigada

    ResponderExcluir
  22. Olá Natalia,
    O perigo de você rechear antes é a massa melar. É melhor rechear na hora.
    Abs.
    Juliana

    ResponderExcluir
  23. oi ju bom dia olha fiz a receita e tds aqui em casa amaram kkkkkkkk eu fiz a massa,rechiei e fritei alguns outros eu deixei pro outro dia ja com recheio e fechei eles bem pra nao entrar ar,no outro dia fui ver os salgados nao estava melado fritei ficou a mesma coisa que dizer nao modifica em nada bjux obrigada

    ResponderExcluir
  24. Esta receita é fantastica obrigada, e uma pergunta posso congelar o pastel ja pronto e depois frita-lo?

    ResponderExcluir
  25. Olá, não sou muito boa em técnicas de congelamento. Desculpe não poder te ajudar!
    Abs.
    Juliana

    ResponderExcluir
  26. Oi ju,moro aki na italia e tentei fazer a massa mas deu slguma coisa errada,ela ficou dura .pq aond serà q eu errei?bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Vários motivos podem ter levado sua massa a ficar dura: Farinha demais, sovar demais, enfim, sem ter visto você preparar, fica difícil dizer o que saiu errado!
      Abs.
      Juliana

      Excluir
  27. Muito boa a receita.. fiz hoje e deu super certo. o seu frango com cream cheese eh o proximo da minha lista.
    Obrigada pelas receitas :)
    Ivone (EUA)

    ResponderExcluir
  28. bom dia ju a massa desse pastelao posso congelar?to pensando fazer pro niver do meu filho eu ja fiz e deu super certo espero que me responda bjuxxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Infelizmente não sei te dizer se dá para congelar!
      Abs.
      Juliana

      Excluir
  29. Olá Juliana !
    Estava tão anciosa pra fazer a receita , que nem usei Pinga e Vodka . E a massa ficou maravilhosa , fiz com calabresa e deu tudo certo .

    APROVADÍSSIMO !!!

    ResponderExcluir
  30. Ola Juliana.
    Estou fazendo pasteis de carne moida rsss, uma sdd imensa de comer e sua receita pelo jeito vai ficar otima. Estou na Suiça e aqui nem pensar em achar massa de pastel :( em vez de pinga estou colocando aguardente portuguesa (bagaço) mas acho q vai ficar bom sim. parabens pelo blog :)

    ResponderExcluir
  31. Estou fazendo essa sua massa pela segunda vez....DELICIA....
    Estou aqui na Alemanha e consegui todos os ingredientes. Sua massa é DEZ.....
    Parabéns....
    mema.cunha@oi.com.br.

    ResponderExcluir
  32. Olá juliana ! Gostei do seu blog Parabéns mesmo.
    Bem meu nome é magno moro em taubaté-sp, gostaria de saber como faz aquela massa de pastel que vende em feira que sova ela em cilindro vc teria a receita para me passar, pois eu sabia fazer mas nao me lembro so sei que vai junto banha, desde já aguardo seu retorno.Deixo aqui meu email se puder me mandar a recita agradeceria muito
    Abraço
    Magno

    Parabéns pelas receitas

    magnoartefinais@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Magno,
      Infelizmente essa receita, eu não tenho!
      Abs.
      Juliana

      Excluir
  33. Obrigado pela receita.
    Fiz 2 vezes , na primeira vez não ficou tão boa , estava com um gostinho de crua no final ( acho que errei no sal ) mas na segunda vez ficou bem melhor .

    Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  34. Oi Juliana,
    Olha parabéns, a massa ficou perfeita, essa receita é ótima. Eu moro em Israel há três anos e meio e meu marido e eu tivemos o súbito desejo de comer pastel de queijo. Encontrei seu vídeo no youtube e resolvemos fazer (eu fiz a massa e ele fritou), ficou muito bom mesmo!!! Inclusive nunca tinha aberto uma massa na minha vida, até que eu achei fácil. rsrs.
    Nós tiramos algumas fotos, vou mandar para seu e-mail, tá?
    Beijo

    ResponderExcluir
  35. olá juliana meu nome é clecia eu posso fazer o dobro da massa em uma só receita?, e que aqui em casa a familia é grande rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clecia,
      Claro que pode!!! Quanto mais gente, melhor...rsrsrs
      Abs.
      Juliana

      Excluir
  36. pode abri a massa com silitro............obrigado beijoss.........

    ResponderExcluir
  37. Olá Juliana gosto muito das suas receitas
    Queria muito que nos ensinasse a fazer nachos (doritos)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mateus,
      Preciso procurar essa receita, pois não tenho!
      Obrigada pela mensagem!
      Abs.
      Juliana

      Excluir
  38. Bom dia amiga ta de parabens na receita e bem explicada.. se quiser add eu no face é https://www.facebook.com/GastronomiaPraVoce abraços

    ResponderExcluir
  39. Juliana super duper tnx!!!! Meu marido tava loco de saudade de comer um pastelzinho rsrs...fiz a sua receita e deu super certo!!!!! beijos e sucesso!!!!

    ResponderExcluir
  40. Olá! Eu e meu namorado moramos na Irlanda e Acabamos de fazer sua receita! Resultado: Matamos a Vontade de comer Pastel! uma delicia!
    obrigada pela receita!

    Dirce

    ResponderExcluir
  41. Nossa eu tava loco Pra comer um bom pastel esse parece estar otimo obrigado Porque aqui na California eu nao acho de jeito nenhum !!!!!!

    ResponderExcluir
  42. Boa tarde,
    fiz os pastéis na sexta, e fritei alguns. Achei que a massa ficou um pouco seca(pois,só deixei descansar 2 horas). E entao assei o resto ontem(dois dias depois), gente que diferenca!
    a massa tava tao mole, macia, igualzinho aos pastéis de feira em Recife.
    Muito obrigada pela receita.
    Uma delícia querida!!!!
    Beijos da Alemanha

    ResponderExcluir
  43. juliana essa vodka pode ser substituida por algo sem alcool?

    ResponderExcluir
  44. Na verdade, você até pode tirar a bebida, mas, acredito que a massa, nesse caso, não ficará com todas aquelas bolhinhas próprias do pastel!
    Abs.
    Juliana

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui

Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...