Nova categoria do blog

Faça deste blog a página inicial do seu navegador clicando AQUI
Para entrar em contato conosco ou enviar suas receitas, escreva para: cucinadijuliana@gmail.com
As melhores receitas serão selecionadas e poderão ser gravadas em vídeo com dedicatória à pessoa que nos enviou!

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Pudim de leite condensado


Ingredientes:
  • 1 lata de leite condensado
  • 3 ovos
  • 1 lata de leite comum (usar a lata de leite condensado como medida)
Modo de fazer:
Bater bem todos os ingredientes no liquidificador.
Em seguida, despejar em forma caramelizada e cobrir com papel alumínio. Levar para assar no forno em banho maria (temperatura entre 180- 220ºC). 
Retirar o papel alumínio no meio do cozimento para dourar.
Você saberá que o pudim está pronto quando, ao espetar o palito, ele sair com algumas "pelotinhas de massa" nele.
Espere esfriar um pouco e leve à geladeira.
Só desenforme gelado.

Como caramelizar a forma?
Pegue uma forma, de preferência com furo no meio, e coloque pelo menos umas 8 colheres de sopa cheias de açúcar. Leve ao fogo baixo e vá mexendo sempre para o açúcar ir derretendo. Você perceberá que enquanto o açúcar derrete e você mexe irá se formar uns pelotinhos que você deverá desfazer com a própria colher, esmagando-os. 
Conforme o açúcar for derretendo vá passando essa calda com as costas da colher pelas laterais da forma toda. 
Segure a forma com uma luva de silicone ou luva própria para pegar recipientes quentes, para não se queimar.
Assim que o açúcar derreter todo e estiver com uma cor de caramelo claro, desligue o fogo e continue passando esse caramelo por toda a forma, pois ele grudará mais fácil com o fogo desligado.
Assim que a forma estiver toda caramelizada, colocar nela toda a massa batida no liquidificador. Cobrir com papel alumínio e levar ao forno em banho-maria. 

Dicas:
A forma deve ser totalmente caramelizada pois isso facilitará na hora de desenformar, impedindo que o pudim grude. De preferência utilize formas sem teflon, pois como teremos que amassar o açúcar, evita que machuque o teflon.

Cozinhar em banho-maria é: colocar água bem quente em um recipiente maior (em largura) que a forma em que está seu pudim. Colocar sua forma de pudim nessa água, de modo que seu fundo fique pelo menos uns 2 dedos submersos. Levar ao forno o recipiente grande com água quente contendo a sua forma dentro.

Quanto mais açúcar você colocar na forma para caramelizar, mais calda terá.

Assim que você colocar o palito e já sair alguns pelotinhos nele, já tire o pudim do forno.

Bom Apetite! 
Juliana



28 comentários:

  1. Ju, eu sei que tem a explicação aí em cima, mas qdo vc puder posta o video de como caramelizar a forma! Mesmo vc explicando direitinho acho que não vou conseguir fazer sem ver de fato como é!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Pode deixar. Logo gravaremos a receita de pudim de leite condensado!
    Beijos
    Juliana

    ResponderExcluir
  3. Olá aqui de Portugal.
    Acabei de vos adicionar no Facebook.

    Esta receita parece bem simples de fazer por isso vou experimentá-la brevemente.

    ResponderExcluir
  4. o meu nunca dar certo,nao endurece,porque?faço tudo direitinho.obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Kesia,
    Vamos gravar a receita ainda esta semana. Depois que gravarmos analise para ver o que você está fazendo de diferente!
    Beijos
    Juliana

    ResponderExcluir
  6. Poxa Ju...
    muito bom rs
    vou roubar umas receitas suas e colocar no meu blog rsrs

    ResponderExcluir
  7. nossa achei essa receita procurando no youtube
    .. dai achei esse vídeo, nunca tinha feito pudim e tava com muita vontade de comer...
    muito boa a receita, vídeo otimo, muito bm explicado!
    to te seguindo.. beijiinhooos e parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Juliana,

    Eu nunca cozinho nada, mas venho tentando ultimamente. Fiz a receita apenas olhando sua filmagem e ficou muito boa! Fiz muito sucesso! Continue com seu trabalho, ajuda muitas pessoas! =) E a torta de limão? Não achei a receita no seu site..

    ResponderExcluir
  9. Olá Ticiana,
    Obrigada pela força. Não tem , ainda, no site essa receita, mas pode deixar que vou providenciar.
    Beijos
    Juliana

    ResponderExcluir
  10. Tem como fazer o pudim sem a calda?? É que eu gosto do pudim e sempre odiei a calda... Se eu fizer sem a calda, como faço para o pudim não grudar na forma?? Devo untá-la com óleo?? Mas aí meu pudim vai sair com gosto de óleo, não vai??
    Dúvida cruel!!!
    Parabéns pelo blog e suas ótimas dicas!!!!
    Beijos
    Camila

    ResponderExcluir
  11. Olá Camila,
    Honestamente não acredito que seja possível fazer sem a calda, caso contrário ele vai queimar, vou tentar descobrir se há um jeito de fazer sem usar o açúcar ok?
    Bjs.
    Juliana

    ResponderExcluir
  12. ola é muito legal teu blog estou na Suiça e uso meu computador fica sempre na cozinha assim posso sempre me conectar no blog se esqueço alguma parte da receita beijos
    Izabel

    ResponderExcluir
  13. Olá Juliana, parabéns pelo blog...

    Fiz essa receita hoje, fiz no fogão a lenha, ficou DELICIOSA, tive que fazer 3 receitas (pois a família é grande) no fogão a lenha além de ser mais rápido gastou cerca de 25min ainda economizei no gás!! rsrsr

    Gostaria de uma receita de salada TROPICAL bem simples é possível?

    bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá Ana Paula,
    Temos algumas receitas de salada aqui no blog. Dê uma olhada!!! Estamos sempre atualizando com mais receitas, então, fique de olho!
    Bjs.
    Juliana

    ResponderExcluir
  15. Juliana, como dica, eu coloco no meu pudim 4 colheres de sopa de queijo parmesao ralado! Fica uma delícia porque o queijo fica douradinho e crocante e tira um pouco do doce exagerado do leite condensado.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Olá Juliana!

    Vi seu vídeo no Youtube e me arrisquei, pela primeira vez, na cozinha. Rsrs. Foi um completo desastre! Percebi que tenho muito a evoluir na culinária.

    Mas vamos à minha empreitada: Já com os ingredientes e mãos, iniciei o processo de feitura do Pudim de Leite Condensado.

    Porém algo saiu muito errado. Primeiro, a calda ficou amarga. Depois, o Pudim ficou meio queimadinho, mas acho que isso se deveu por tê-lo deixado assar no forno por um tempo prolongado (cerca de 50 minutos) e sem banho-maria.

    Joguei tudo no lixo, e tentarei mais uma vez! Espero que agora dê certo.

    Abraço! Parabéns pelo site!

    ResponderExcluir
  17. Olá Fabio,
    Faz parte essas coisas acontecerem. O importante é não desistir. Quando fizer, mande a foto para o blog que coloco na home!
    Abs.
    Juliana

    ResponderExcluir
  18. Oi Juliana!

    Ontem, depois do fiasco da primeira tentativa, dormi indignado. Mas como não costumo me dar por vencido facilmente, resolvi tentar mais uma vez executar a receita do tal Pudim de Leite Condensado. E dessa vez deu "certo".

    Após o "bom" resultado dessa segunda tentativa, percebi quais foram os principais erros de ontem - primeira tentativa. São eles: Não ter levado o pudim ao forno em banho-maria (nem sabia do que se tratava); e não ter coberto o mesmo como sugere o modo de preparo. Resultado: pudim queimado, aspecto rugoso, ressecado e incomível!

    O Pudim de hoje saiu bonitinho, amarelinho, meio coradinho. Deixei-o em papel alumínio por uma hora no forno, e mais 6 minutos descoberto.

    Aquela técnica de sacudir o recipiente com movimentos horário e anti-horário para descolar e evitar a destruição do Pudim também foi um sucesso!

    Eu ainda não o saboreei, até porque ainda não o levei à geladeira. Mas pela aparência, acredito que tenha saído bom.

    Juliana, uma pergunta: Se eu adicionasse pequenas quantidades de farinha de trigo e chocolate em pó, isso alteraria a qualidade de Pudim no resultado final? Por conta da farinha de trigo, é certo que ficaria mais consistente...

    Abraço, bom fim de semana


    PS. Infelizmente, não há como enviar foto. Não tenho máquina.

    ResponderExcluir
  19. Pronto! Experimentei! Ficou uma delícia! Acho que já posso largar meu ofício e partir para a cozinha. Aiai...

    Mas foi uma ótima descoberta esse meu Dom. Só preciso ir lapidando...

    ResponderExcluir
  20. Olá Fabio,
    Fico feliz que seu pudim tenha dado certo. Em relação à farinha, acho que mudaria totalmente a consistência, dando aspecto "massudo" ao pudim, como um bolo. Assim, nesse caso, é melhor manter a receita tradicional.
    Abs. Juliana

    ResponderExcluir
  21. Juliana,

    Serio, seu site é o melhor!!!
    Eu não sabia cozinhar, porém arranjei um emprego em uma pizzaria, me tornei pizzaiolo e tô virando fã pra cozinhar... E confesso que pesquei algumas receitas do seu site, e todas deram certo

    Eu só queria que você postagem sobremesas gelados, porque ainda tenho dificuldade!

    Agradeço e meus parabens pelo site

    ResponderExcluir
  22. que delicia ficol muito bom obrigado pela ajuda

    ResponderExcluir
  23. Oi Juliana!
    Adoro cozinhar, mas não tenho muita prática, fiz essa receita sexta e ficou perfeita. Ela é muito bem explicada e o vídeo ajuda em muito a tirar aquelas dúvidas.
    Parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
  24. Juliana

    Adoro suas receitas. Seu Blog ajuda muita gente, como eu, que não tem pratica com a cozinha e através desse meio, principalmente os vídeos mostram o prazer de cozinhar.


    Obrigado

    Adriano

    ResponderExcluir
  25. - adorei! tem pessoas que dizem que da pra fazer sem banho - maria , mas eu não sei se a consistência fica a mesma!!! Já tá no forno esse pudim rs' , espero que de certo! :3

    ResponderExcluir
  26. Olá juliana , seu site e suas receitas são otimos tudo bem explicado. Na maioria dos vídeos de calda de pudim, vejo q depois colocam uma xícara de água fervente, nao vi vc fazer isso, dessa forma a sua vai dar certo vai ficar emoliente? aguardo resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Monica,
      Essa é outra forma de fazer calda de açúcar!
      Abs.
      Juliana

      Excluir
  27. Oi..muito boa sua explicaçao...vou tentar de novo!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui

Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...