Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- 3 ovos
- 1 lata de leite comum (usar a lata de leite condensado como medida)
Modo de fazer:
Bater bem todos os ingredientes no liquidificador.
Em seguida, despejar em forma caramelizada e cobrir com papel alumínio. Levar para assar no forno em banho maria (temperatura entre 180- 220ºC).
Retirar o papel alumínio no meio do cozimento para dourar.
Você saberá que o pudim está pronto quando, ao espetar o palito, ele sair com algumas "pelotinhas de massa" nele.
Espere esfriar um pouco e leve à geladeira.
Só desenforme gelado.
Como caramelizar a forma?
Pegue uma forma, de preferência com furo no meio, e coloque pelo menos umas 8 colheres de sopa cheias de açúcar. Leve ao fogo baixo e vá mexendo sempre para o açúcar ir derretendo. Você perceberá que enquanto o açúcar derrete e você mexe irá se formar uns pelotinhos que você deverá desfazer com a própria colher, esmagando-os.
Conforme o açúcar for derretendo vá passando essa calda com as costas da colher pelas laterais da forma toda.
Segure a forma com uma luva de silicone ou luva própria para pegar recipientes quentes, para não se queimar.
Assim que o açúcar derreter todo e estiver com uma cor de caramelo claro, desligue o fogo e continue passando esse caramelo por toda a forma, pois ele grudará mais fácil com o fogo desligado.
Assim que a forma estiver toda caramelizada, colocar nela toda a massa batida no liquidificador. Cobrir com papel alumínio e levar ao forno em banho-maria.
Dicas:
A forma deve ser totalmente caramelizada pois isso facilitará na hora de desenformar, impedindo que o pudim grude. De preferência utilize formas sem teflon, pois como teremos que amassar o açúcar, evita que machuque o teflon.
Cozinhar em banho-maria é: colocar água bem quente em um recipiente maior (em largura) que a forma em que está seu pudim. Colocar sua forma de pudim nessa água, de modo que seu fundo fique pelo menos uns 2 dedos submersos. Levar ao forno o recipiente grande com água quente contendo a sua forma dentro.
Quanto mais açúcar você colocar na forma para caramelizar, mais calda terá.
Assim que você colocar o palito e já sair alguns pelotinhos nele, já tire o pudim do forno.
Bom Apetite!
Juliana
Ju, eu sei que tem a explicação aí em cima, mas qdo vc puder posta o video de como caramelizar a forma! Mesmo vc explicando direitinho acho que não vou conseguir fazer sem ver de fato como é!
ResponderExcluirBeijos!
Pode deixar. Logo gravaremos a receita de pudim de leite condensado!
ResponderExcluirBeijos
Juliana
Olá aqui de Portugal.
ResponderExcluirAcabei de vos adicionar no Facebook.
Esta receita parece bem simples de fazer por isso vou experimentá-la brevemente.
o meu nunca dar certo,nao endurece,porque?faço tudo direitinho.obrigado!
ResponderExcluirKesia,
ResponderExcluirVamos gravar a receita ainda esta semana. Depois que gravarmos analise para ver o que você está fazendo de diferente!
Beijos
Juliana
Poxa Ju...
ResponderExcluirmuito bom rs
vou roubar umas receitas suas e colocar no meu blog rsrs
nossa achei essa receita procurando no youtube
ResponderExcluir.. dai achei esse vídeo, nunca tinha feito pudim e tava com muita vontade de comer...
muito boa a receita, vídeo otimo, muito bm explicado!
to te seguindo.. beijiinhooos e parabéns!
Juliana,
ResponderExcluirEu nunca cozinho nada, mas venho tentando ultimamente. Fiz a receita apenas olhando sua filmagem e ficou muito boa! Fiz muito sucesso! Continue com seu trabalho, ajuda muitas pessoas! =) E a torta de limão? Não achei a receita no seu site..
Olá Ticiana,
ResponderExcluirObrigada pela força. Não tem , ainda, no site essa receita, mas pode deixar que vou providenciar.
Beijos
Juliana
Tem como fazer o pudim sem a calda?? É que eu gosto do pudim e sempre odiei a calda... Se eu fizer sem a calda, como faço para o pudim não grudar na forma?? Devo untá-la com óleo?? Mas aí meu pudim vai sair com gosto de óleo, não vai??
ResponderExcluirDúvida cruel!!!
Parabéns pelo blog e suas ótimas dicas!!!!
Beijos
Camila
Olá Camila,
ResponderExcluirHonestamente não acredito que seja possível fazer sem a calda, caso contrário ele vai queimar, vou tentar descobrir se há um jeito de fazer sem usar o açúcar ok?
Bjs.
Juliana
ola é muito legal teu blog estou na Suiça e uso meu computador fica sempre na cozinha assim posso sempre me conectar no blog se esqueço alguma parte da receita beijos
ResponderExcluirIzabel
Olá Juliana, parabéns pelo blog...
ResponderExcluirFiz essa receita hoje, fiz no fogão a lenha, ficou DELICIOSA, tive que fazer 3 receitas (pois a família é grande) no fogão a lenha além de ser mais rápido gastou cerca de 25min ainda economizei no gás!! rsrsr
Gostaria de uma receita de salada TROPICAL bem simples é possível?
bjs
Olá Ana Paula,
ResponderExcluirTemos algumas receitas de salada aqui no blog. Dê uma olhada!!! Estamos sempre atualizando com mais receitas, então, fique de olho!
Bjs.
Juliana
Juliana, como dica, eu coloco no meu pudim 4 colheres de sopa de queijo parmesao ralado! Fica uma delícia porque o queijo fica douradinho e crocante e tira um pouco do doce exagerado do leite condensado.
ResponderExcluirBjs
Olá Juliana!
ResponderExcluirVi seu vídeo no Youtube e me arrisquei, pela primeira vez, na cozinha. Rsrs. Foi um completo desastre! Percebi que tenho muito a evoluir na culinária.
Mas vamos à minha empreitada: Já com os ingredientes e mãos, iniciei o processo de feitura do Pudim de Leite Condensado.
Porém algo saiu muito errado. Primeiro, a calda ficou amarga. Depois, o Pudim ficou meio queimadinho, mas acho que isso se deveu por tê-lo deixado assar no forno por um tempo prolongado (cerca de 50 minutos) e sem banho-maria.
Joguei tudo no lixo, e tentarei mais uma vez! Espero que agora dê certo.
Abraço! Parabéns pelo site!
Olá Fabio,
ResponderExcluirFaz parte essas coisas acontecerem. O importante é não desistir. Quando fizer, mande a foto para o blog que coloco na home!
Abs.
Juliana
Oi Juliana!
ResponderExcluirOntem, depois do fiasco da primeira tentativa, dormi indignado. Mas como não costumo me dar por vencido facilmente, resolvi tentar mais uma vez executar a receita do tal Pudim de Leite Condensado. E dessa vez deu "certo".
Após o "bom" resultado dessa segunda tentativa, percebi quais foram os principais erros de ontem - primeira tentativa. São eles: Não ter levado o pudim ao forno em banho-maria (nem sabia do que se tratava); e não ter coberto o mesmo como sugere o modo de preparo. Resultado: pudim queimado, aspecto rugoso, ressecado e incomível!
O Pudim de hoje saiu bonitinho, amarelinho, meio coradinho. Deixei-o em papel alumínio por uma hora no forno, e mais 6 minutos descoberto.
Aquela técnica de sacudir o recipiente com movimentos horário e anti-horário para descolar e evitar a destruição do Pudim também foi um sucesso!
Eu ainda não o saboreei, até porque ainda não o levei à geladeira. Mas pela aparência, acredito que tenha saído bom.
Juliana, uma pergunta: Se eu adicionasse pequenas quantidades de farinha de trigo e chocolate em pó, isso alteraria a qualidade de Pudim no resultado final? Por conta da farinha de trigo, é certo que ficaria mais consistente...
Abraço, bom fim de semana
PS. Infelizmente, não há como enviar foto. Não tenho máquina.
Pronto! Experimentei! Ficou uma delícia! Acho que já posso largar meu ofício e partir para a cozinha. Aiai...
ResponderExcluirMas foi uma ótima descoberta esse meu Dom. Só preciso ir lapidando...
Olá Fabio,
ResponderExcluirFico feliz que seu pudim tenha dado certo. Em relação à farinha, acho que mudaria totalmente a consistência, dando aspecto "massudo" ao pudim, como um bolo. Assim, nesse caso, é melhor manter a receita tradicional.
Abs. Juliana
Juliana,
ResponderExcluirSerio, seu site é o melhor!!!
Eu não sabia cozinhar, porém arranjei um emprego em uma pizzaria, me tornei pizzaiolo e tô virando fã pra cozinhar... E confesso que pesquei algumas receitas do seu site, e todas deram certo
Eu só queria que você postagem sobremesas gelados, porque ainda tenho dificuldade!
Agradeço e meus parabens pelo site
que delicia ficol muito bom obrigado pela ajuda
ResponderExcluirOi Juliana!
ResponderExcluirAdoro cozinhar, mas não tenho muita prática, fiz essa receita sexta e ficou perfeita. Ela é muito bem explicada e o vídeo ajuda em muito a tirar aquelas dúvidas.
Parabéns pelo Blog!
Juliana
ResponderExcluirAdoro suas receitas. Seu Blog ajuda muita gente, como eu, que não tem pratica com a cozinha e através desse meio, principalmente os vídeos mostram o prazer de cozinhar.
Obrigado
Adriano
- adorei! tem pessoas que dizem que da pra fazer sem banho - maria , mas eu não sei se a consistência fica a mesma!!! Já tá no forno esse pudim rs' , espero que de certo! :3
ResponderExcluirOlá juliana , seu site e suas receitas são otimos tudo bem explicado. Na maioria dos vídeos de calda de pudim, vejo q depois colocam uma xícara de água fervente, nao vi vc fazer isso, dessa forma a sua vai dar certo vai ficar emoliente? aguardo resposta.
ResponderExcluirOlá Monica,
ExcluirEssa é outra forma de fazer calda de açúcar!
Abs.
Juliana
Oi..muito boa sua explicaçao...vou tentar de novo!!!
ResponderExcluir