Nova categoria do blog

Faça deste blog a página inicial do seu navegador clicando AQUI
Para entrar em contato conosco ou enviar suas receitas, escreva para: cucinadijuliana@gmail.com
As melhores receitas serão selecionadas e poderão ser gravadas em vídeo com dedicatória à pessoa que nos enviou!

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Receita de Bolo de Chocolate com Calda

Ingredientes:
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 xícara de chá de leite morno
  • 1 xícara de chá de óleo
  • 3 ovos
  • 1 xícara de chá de chocolate em pó
  • 2 xícaras e meia de chá de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
Cobertura:
  • 1 xícara de chá de chocolate em pó
  • 1/2 xícara de chá de açúcar
  • 50 gramas de manteiga
  • 1/2 xícara de chá de leite
Modo de preparo da massa: 
No liquidificador bata: o leite condensado, o leite morno, o óleo, os ovos e o chocolate até ficar uma mistura homogênea.
Coloque essa mistura em uma tigela e adicione a farinha e o fermento, misturando bem, de preferência usando um fouet ou batedor de ovos, até a massa ficar lisinha.
Coloque a massa em uma forma retangular (aproximadamente 20X30cm) untada com manteiga e polvilhada com farinha.
Leve ao forno preaquecido, temperatura entre 180-220ºC, até assar (cerca de 30 minutos). Faça o teste do palito para saber se está pronto.

Modo de preparo da cobertura:
Em uma panela misture o chocolate, o açúcar, a manteiga e o leite. Leve ao fogo (médio) e mexa sem parar. Depois de ferver, espere uns 2 minutos (mexendo) e desligue.

Tire o bolo do forno. Não precisa desenformar. Faça vários furos, usando um garfo ou palito, e derrame a calda sobre o bolo ainda quente. Sirva.

Bom Apetite! 
Juliana
Tempo de Preparo: 30 a 40 minutos
Rendimento: cerca de 30 pedaços pequenos
Grau de Dificuldade: Fácil


41 comentários:

  1. Olá Juliana já anotei no meu caderno de receitas adoro preparar bolos tenho vários a nestlé me mandou um livro que se chama Bolos e Bolinhos escreve e peça você vai gostar.Vou fazer seu bolo hoje depois conto o que achei.Será que você tem um bolo de coco e um bolo de milho e um bolo de coca cola? Coloca pra gente,você é demais.

    ResponderExcluir
  2. Menina descobri seu blog procurando uma receita de picanha e encontrei o seu video da picanha com sal grosso, e adorei! Favoritei na hora o seu blog! Ainda não fiz a receita da picanha mas hoje fiz a do pudim de leite condensado e estou animadissima pois acho que deu certo (ainda não desenformei) ja é a minha terceira tentativa de fazer pudim ( as duas anteriores foram um desastre) mas você explicando tão direitinho no video que tenho certeza que vai funcionar!!! Desculpa o comentario gigante mas é que eu tinha que PARABENIZA-LA pelo OTIMO trabalho que você desenvolve, explicando tão bem. Ja estou assistindo mais videos pra fazer mais receitas. Acho que finalmente vou conseguir fazer um bolo!!! Obrigado Juliana. Beijos e mais uma vez PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju!
    Eu adoro ver os teus videos,voce tem um jeito super natural para narrar o processo.
    Com certeza tentarei fazer esse bolo. Sempre tive um pouco de receio em fazer a massa,mas com esse video nao tem como errar..rs.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Olá Adriele,
    Obrigada pela mensagem! Espero que o pudim fique bom!
    Bjs.
    Juliana

    ResponderExcluir
  5. Tatiana,
    Esse bolo fica muito bom! Acho que você vai gostar!
    Bjs.
    Juliana

    ResponderExcluir
  6. Fiz é maravilhoso,Juliana não respondeu se voce tem bolo de coca cola,bolo de milho e bolo de coco.Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Ola Andreia,
    Tenho o Bolo de Milho, que já está no blog com vídeo!
    Juliana

    ResponderExcluir
  8. oi juliana o meu nome é beatriz e gostaria de saber se vc ja vez o bolo de prestigio?
    e se nao vez faz em uma bandeija redonda se vc quiser. sabe esses negocio de gramas vc pode falar quanta colheres qe vai?
    obriga
    bjsss!

    ResponderExcluir
  9. Olá Beatriz,
    Ainda não fiz bolo prestígio, mas vou anotar!
    Vou tentar converter as medidas ok?
    Bjs.
    Juliana

    ResponderExcluir
  10. oie eé a beatriz obrigado ta
    vc tem orkut ou msn?
    se eu tiver mais ideias eu te mando uma memsagem ok
    bjss1hg

    ResponderExcluir
  11. ola juliana é a Beatriz denovo,
    eu queria saber como qe faz o brigadeirao no microondas? faça em video por favor!
    tchau bjs! adoro voce!

    ResponderExcluir
  12. Olá Beatriz,
    Temos uma receita de brigadeirão, porém, não é de microondas. Acho que as receitas no microondas não ficão tão boas quanto no forno.
    Bjs.
    Juliana

    ResponderExcluir
  13. ola Juliana...
    adoro te visitar ja preparei muitas das suas receitas aqui em casa...
    Sao faceis e gostosas...E dao certooooooo essa é a melhor parte...rsrs
    Beijus no coraçao amada
    beijus shelly de Brasiliaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  14. Pode aocntecer do bolo solar??? pq o meu deu uma solada legal! hehehehehe =) o que foi q eu errei??

    ResponderExcluir
  15. Olá Lais,
    O bolo pode solar por vários motivos. Na seção "Dicas de culinária" tem um post com dicas para fazer um bolo bem fofinho. Dê uma olhada!
    Bjs.
    Juliana

    ResponderExcluir
  16. Fiz é delicioso.Adoro suas receitas principalmente com video,já recebi o livro que a Andreia indicou.O livro da ajinomoto sazón está demais em Julho tem um livro novo.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns Juliana, seu blog é maravilhoso, suas receitas são muito práticas e boas. Já fiz esse bolo de chocolate duas vezes e todos aplaudiram. Ele é delicioso!!!!!!!

    ResponderExcluir
  18. Como faço para receber os livros da ajinomoto e sazon?

    ResponderExcluir
  19. Oi anônimo,é só escrever uma carta ou pedir no site da Ajinomoto no fale conosco pedindo receitas.Essa semana vou pedir o novo livro de Julho já recebi o de Janeiro que se chama Inove na cozinha eles tem livros novos em Janeiro e em Julho,se não recebeu ainda o de Janeiro peça os 2,são maravilhosos lindos e cheios de delícias corre pra pedir.Pedi também a revista Sabores ajinomoto essa mandam a cada 3 meses automaticamente que nem a da Nestlé.Os livrinhos de receitas são ótimos peço todos os anos já tenho uns 20,adoro.Não faço nada sem os temperos e caldos sazón são perfeitos.Corri pra pedir os livrinhos.

    ResponderExcluir
  20. Olá Juliana, fiz o bolo ontem para trazer para o serviço. E olha, não tenho nem o que dizer, do jeito que está na receita, desde os ingredientes até o modo de preparo o bolo fica perfeito, uma massa fofinha e saborosa.
    Só troquei a cobertura da calda do chocolate pela cobertura de calda chocolate cremosa que está no blog também.

    Ficou simplesmente maravilhoso... Parabéns e Obrigado.
    Luis Garcia.

    ResponderExcluir
  21. É só escrever uma carta ou pedir no fale conosco.Pedi também a revista Sabores ajinomoto.Se ainda não recebeu o livro de Janeiro pedi os 2 de uma vez.

    ResponderExcluir
  22. oi Juliana... tenho uma duvida e espero que possa me ajudar... sempre que faço qualquer tipo de bolo ele fica com gosto de massa velha... vc sab me dizer porque?

    abraços
    Rellis

    ResponderExcluir
  23. Olá Rellis,

    D~e uma olhada na seção "Dicas de Culinária" que fiz um post só sobre bolos.
    Abs.
    Juliana

    ResponderExcluir
  24. Oi Juliana. Adorei o seu blog e suas receitas. Fiz este bolo e deu super certo, só acho que ficou meio sem açúcar, um pouco amargo. Talvez a cobertura pudesse ser mais doce, o que você acha?
    Posso fazer um bolo recheado com essa massa?
    Bjos e mais uma vez, parabéns pelo blog.
    Adriana.

    ResponderExcluir
  25. Olá Adriana,
    Acrescente mais açúcar na calda. Experimente até o ponto que lhe agradar!
    Bjs.
    Juliana

    ResponderExcluir
  26. Meu Deus que site Lindo!
    Parabéns Ju. Meu nome é Kátia e confesso que vou utilizar o seu site como o meu livro de receitas rs. Dá pra notar que vc é muito caprichosinha nos seus preparos!
    Me deparei com essa obra de arte e apaixonei-me.

    ResponderExcluir
  27. Olá Katia,
    Muito Obrigada pela sua mensagem! Fico muito contente em saber que o site está agradando e principalmente ajudando as pessoas.
    Bjs.
    Juliana

    ResponderExcluir
  28. vou fazer mas tenho certeza q vai ficar muito bom bjs
    Juliana adoro seu blog

    ResponderExcluir
  29. Juliana,

    Aprovadíssimo este bolo. De fato é uma receita trivial e simples, mas é aí onde estão as coisas mais gostosas da vida. Parabéns por mais uma delícia! Levei este bolo para uma festa e fez sucesso.

    Estou um pouco afastada do meu blog, mas logo logo, voltarei com novas idéias.

    Besitos

    ResponderExcluir
  30. Acabei de descobrir seu site. Muito legal mesmo. Apesar de estar fazendo uma reeducação alimentar, vou experimentar algumas receitas suas nos finais de semana. Parabéns e sucesso! Abraços, Cibele

    ResponderExcluir
  31. oi... tenho 11 anos e ja fiz quase todas as suas receitas adoro elas.a e seu cachorrinho tambem mostra ele qualquer dia desses.

    ResponderExcluir
  32. esse bolo é uma delíciaaa!! bem molhadinho e todo mundo aqui adora!

    ResponderExcluir
  33. Oie, Juliana quero tirar uma duvida eu hoje vou fazer um bolo simples de chocolate sem calda só com açucar de confeteiro por cima, eu queria saber se quando bate a clara separada da gema cloca açucar com a clara pra bater? E da pra pater a clara com um fouet? Porque eu não tenho batedeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Normalmente quando batemos a clara em ponto de neve para incorporar em bolos, não usamos açúcar. O açúcar é adicionado quando queremos fazer merengue. Você pode bater as claras usando um fouet.
      Abs.
      Juliana

      Excluir
  34. Juliana! Adoro visitar seu site.Sou teu fã. Nunca tinha feito bolo, só churrasco aqui no Sul heheheh... mas voçe tá de parabens e o resultado da sua boa didática aparece. Bjs Danísio

    ResponderExcluir
  35. Oi Juliana,
    Se eu quiser fazer a mesma receita em forma redonda, quanto deve medir de diamentro?Ou qq medida darà certo? Tenho em casa algumas formas redondas mas sempre fico com receio do bolo ficar alto ou baixo demais!obrigada,Daphne

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sempre que for usar uma forma para bolo, a massa deve chegar até a metade da sua altura! Abs. Juliana

      Excluir
  36. Oi Juliana, obrigada pela gentileza. Li agora todas as suas respostas, deu td certo em relaçao à forma que usei, bjs!
    Daphne

    ResponderExcluir
  37. descobrir seu site hoje procurando panquecas americanas e achei varias outras receitas.tenho 11 anos e meus pais falam que sou uma cozinheira de mãos cheias!

    ResponderExcluir
  38. Oi, Juliana, tudo bem?

    Fiz esse bolo hoje e a massa saiu perfeita! Fofinha e no ponto.
    No entanto, ao provar um pedaço, me decepcionei com o sabor. Achei que ficou fraco, sem gosto! =/
    Acho que da próxima vez vou adicionar um pouco de açúcar ou manter a receita porém substituindo o chocolate em pó pelo achocolatado mesmo.

    De qualquer forma obrigada pelas dicas!!

    Beijos,
    Rayssa.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui

Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...