Nova categoria do blog

Faça deste blog a página inicial do seu navegador clicando AQUI
Para entrar em contato conosco ou enviar suas receitas, escreva para: cucinadijuliana@gmail.com
As melhores receitas serão selecionadas e poderão ser gravadas em vídeo com dedicatória à pessoa que nos enviou!

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Receita de Rocambole de Doce de Leite

Receita Básica de massa de Rocambole. Com ela, vocês podem variar o recheio e a cobertura. Essa massa é bem fofinha e leve! Vale a pena experimentar.

Ingredientes: 
  • 6 claras
  • 6 gemas
  • 6 colheres de sopa de açúcar (refinado)
  • 6 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa (rasa) de fermento em pó
  • açúcar refinado, para polvilhar
  • margarina, para untar
  • 1 lata de doce de leite, para rechear
Utensílios:
  • Batedeira
  • Forma retangular (30cmX40cm) mais ou menos
  • papel manteiga
  • espátula
Modo de preparo:
Em uma batedeira, coloque as claras e bata até ficarem em ponto de neve (firmes e brancas). Com a batedeira ainda ligada, acrescente as gemas, uma a uma. Após, acrescente o açúcar, aos poucos, e deixe bater até ficar uma massa acetinada, com maior volume.
Desligue a batedeira e agora, manualmente, acrescente a farinha e fermento (passados por peneira). Misture delicadamente com o auxílio de uma espátula, fazendo movimentos de cima para baixo.
Unte a forma com margarina e coloque uma folha de papel manteiga por cima, de modo que toda a forma fique coberta. Unte também o papel manteiga e as laterais da sua forma.
Com a massa pronta, coloque-a na forma, já untada e com papel manteiga. 
Certifique-se que a massa está bem nivelada, ou seja, que não há mais massa de um lado do que de outro, caso contrário você pode ter dificuldades na hora de enrolar.
Leve ao forno pre aquecido por 15-20 minutos, temperatura 180 ºC. Fique de olho para a massa não focar crocante, afinal esse é um bolo bem baixinho.
Após retirar do forno, sobre uma superfície limpa, abra mais um pedaço de papel manteiga (tamanho maior que a sua forma) e polvilhe açúcar por todo ele. Vire a forma, com o rocambole assado, sobre esse papel manteiga polvilhado. O rocambole soltará facilmente da forma, já que ele também foi assado sobre papel manteiga.
Após desenformado, retire o papel manteiga que está grudado no rocambole, delicadamente. Em seguida, passe o recheio de sua escolha sobre todo o bolo. 
Com o auxílio do papel manteiga de baixo, vá enrolando.
Para finalizar você pode polvilhar sobre o rocambole açúcar refinado ou derreter um pouco de chocolate e colocar por cima.

Dicas:
Enrole o rocambole ainda quente. Se quiser, use um pano de prato úmido, polvilhado com açúcar, para ajudar a enrolar ao invés do papel manteiga.

Bom Apetite! 
Juliana
Rendimento: 10 pedaços
Grau de Dificuldade: Médio
Tempo de Preparo: 30 minutos
Valor: $

12 comentários:

  1. gostei da receita de rocambole, sei fazer outros doces.

    ResponderExcluir
  2. Olá Juliana, gostaria de saber se você sabe informar como fazer essa massa, porém sendo de chocolate. (Para poder fazer rocambole de prestígio). Desde já agradeço e aguardo resposta. :)

    ResponderExcluir
  3. Olá Julieta,
    Acho que tenho a receita de rocambole prestígio em alguma revista de culinária. Vou procurar, testar e coloco no blog ok?
    Abs.
    Juliana

    ResponderExcluir
  4. Oiiiee eu tenhu 13 anos e amoo cozinhar eu amei mesmo serio o seu blog vir varius videos ee eu so queria falar dar meus parabéns rs vooce er di mais eu iaa faser um blog juliana di receitas culinariia mais ai vou faser o curso ee depois vou querer ser iguaal a voce e saboria muito mais a familia rs bjs ate mais booa sorte rs ;)

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, pelas receitas maravilhosas que você faz, é muito explicativa. A D O R E I

    ResponderExcluir
  6. Oi Juliana amo aprender a fazer algumas receitas com vc ,pq são muito faceis e praticas alem de ter explicação muito clara.
    Está de parabéns ,
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Oi Juliana! Meu nome é Joyce e eu amei a receita do rocambole, eu nunca tinha feito, mas este mês durante a visita de uns amigos em minha casa resolvi fazer sua receita pro lanche, e acertei em cheiooo, ficou super bommm de primeira...sua receita é infalível, até quem nunca fez vai acertar de primeira porque eu acertei kkk!
    Parabéns e obrigada pelas receitas! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joyce, Fico muito feliz que tenha gostado da receita. Agradeço o feedback!
      Abs.
      Juliana

      Excluir
  8. Olá Juliana! Tive a feliz ideia d querer fazer pela primeira vez um rocambole! Passeando pela net conheci seu cantinho e resolvi testar sua receita hj (domingo de Páscoa) para poder ter uma sobremesa no mínimo esplêndida.
    Segui o passo a passo do vídeo direitim e qual foi a minha surpresa? Meu rocambole ficou maravilhoso! Não ficou com cheirim d ovo nem quebrou ...ficou perfeito! Tirei fotos para postar em meu face e coloquei tb o link do seu cantinho para q meus add possam tb vir t visitar! Parabéns e mt obrigada! Bjinhus e abraços...fique com Deus!!!

    ResponderExcluir
  9. estou sonhando com esse rocombole,acho que hoje finalmente vou fazer.ebaaaa!

    ResponderExcluir
  10. Oi Juliana, achei sua receita super fácil e fiz ontem, mas ficou com muito gosto de ovo.. o que eu faço???!!!! Não dá pra comer... :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabi,
      Tente passar as gemas por uma paneira antes de usá-las. Isso ajuda a tirar a película que costuma dar o cheiro no ovo!
      Abs.
      Juliana

      Excluir

Deixe seu comentário aqui

Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...